segunda-feira, 2 de abril de 2012

Dia da Conscientização do Autismo nesta segunda-feira em Campos






O Dia de Conscientização do Autismo, nesta segunda-feira (02), conhecido como “Dia A”, está sendo lembrado em Campos pela Secretaria Municipal da Família e Assistência Social, através dos seus vários equipamentos, junto com a Special Olympics Brasil, entidade que destaca o potencial destas pessoas, valorizadas pelas suas habilidades e não pelas suas limitações. O evento está acontecendo no Jardim São Benedito, desde às 14h.

O medallhista olímpico, Robson Caetano, o embaixador da Special Olympics Brasil, virá à cidade especialmente para o evento. Ele explica que o esporte é o que há de mais inclusivo neste mundo. “Através dele, muitos atletas autistas mostram o seu potencial”, explica.

Mas as atividades não param por aí. Haverá atividades esportivas e culturais, brinquedos infláveis, cama elástica, recreação com o Grupo Acroloucos e roda de capoeira com o mestre Algodão. Por volta de maio dia, um trio elétrico estará concentrado na Praça da República, em frente ao Campos para Todos, equipamento que aglutina portadores de vários tipos de síndromes e promove a inclusão social. Em seguida, o trio sai em direção ao Jardim São Benedito.

Trabalho constante - A estimativa é de que no país 2 milhões de pessoas tenham a síndrome e, no município, 3% da população. Em Campos, desde o início desta semana que a data começou a ser lembrada. Para isso, pontos turísticos locais, como a Catedral, Jardim São Benedito, Beirão Valão, ponte suspensa na Avenida XV de Novembro e a rotatória na entrada da cidade, foram iluminadas de azul, que simboliza a cor da síndrome.

A secretária, Izaura Freire, acrescenta: “Campos é uma das poucas cidades brasileiras que tem um programa específico para a inclusão social de pessoas com deficiência. O Campos para Todos, criado pela Prefeita Rosinha Garotinho, está aí para provar tudo isso”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário