sexta-feira, 27 de abril de 2012

Reclamações de falta de remédios na rede pública municipal continuam



As reclamações sobre a falta de remédios na Farmácia Municipal e em postos de saúde da Prefeitura de Campos têm se tornando rotineiras. O desempregado Marilton Gomes, 44 anos, que mora na Estância da Penha, disse que, há 45 dias, não consegue pegar na Farmácia Municipal, da secretaria de Saúde, os medicamentos Rivotril e Dipirona Sódica, usados para o controle da insônia e dor, respectivamente. Segundo ele, a informação no órgão é de que os medicamentos estariam em falta e sem previsão de fornecimento.

— É um absurdo. Sabemos que a Prefeitura tem dinheiro, pois podemos ver pelo Carnaval fora de época, que vai acontecer neste final de semana. A única informação que temos é que a aquisição de novos remédios está em processo de licitação, só que desde janeiro. Estou sendo obrigado a comprar os medicamentos. Faço uso do Rivotril duas vezes por dia e uma caixa com 30 comprimidos custa, em média, R$ 12,50. Já a Dipirona consegui com um amigo e, por enquanto, não estou tendo que comprar — disse. 

No final do mês passado, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que foram até à Farmácia Municipal em busca de medicamentos voltaram para as casas de mãos vazias. Há 15 dias, a Associação dos Crônicos Renais e Transplantados do Norte e Noroeste do Estado do Rio, que tem mais de 500 associados, denunciou que, pelo menos dez medicamentos, não estariam sendo distribuídos há vários meses pela secretaria de Saúde. Problema parecido enfrentaram os idosos do Clube da 3ª Idade, do Parque Tamandaré, que, há duas semanas, relataram a falta de Omeprazol, AAS e Atenolol na instituição.

Ontem, em nota, a assessoria de comunicação da Prefeitura informou que novo empenho para aquisição de medicamentos foi assinado no último dia 25 e as empresas já foram acionadas para a entrega do material, que começou a ser feita nesta quinta-feira (26). A informação é da diretora do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), da secretaria de Saúde, Bruna Araújo. Ela informou também, que no caso do senhor Marilton Gomes, ele pode obter na Farmácia Municipal, ao invés de Diporona Sódica, o Paracetamol, pois são medicamentos da mesma classe terapêutica. Já o Rivotril tem previsão de entrega para a próxima semana.


Dulcides Netto/Folha da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário