sexta-feira, 4 de maio de 2012

Sintomas da menopausa podem ser aliviados com exercícios mais intensos

As ondas de calor sentidas por mulheres na menopausa podem ser aliviadas com exercícios físicos. Mas isso pode depender da intensidade dos exercícios
As conclusões são de um estudo feito pela Universidade Estadual da Pensilvânia, nos EUA e que observou dois grupos de mulheres que tinham rotinas de exercícios semanais. Um dos grupos dizia sentir mais ondas de calor após os exercicios, enquanto o segundo grupo afirmava não sentir tão intensamente esses sintomas.

Aquelas que faziam exercícios mais vigorosos e intensos eram as que diziam ter menos ondas de calor – um sintoma clássico da menopausa – e maior controle desses eventos. Quanto mais sentiam esse aumento da temperatura e percebiam ter pouco controle sobre eles, as mulheres em idade de menopausa eram também menos engajadas em exercícios e tinham menor envolvimento com as atividades.

“O fator mais consistente para determinar se essas mulherer teriam ou não ondas de calor após os exercícios era a percepção de que elas teriam controle sobre esses sintomas”, afirma Steriani Elavsky, uma das autoras do estudo publicado no periódico Maturitas. “Acreditar que conseguiriam amenizar essas ondas de calor as fazia lidar melhor – se sensibilizar menos – com esse sintoma da menopausa.”

Outro fator importante da associação entre exercícios físicos e menores eventos de ondas de calor era que as mulheres que faziam atividades mais intensas também tinham menores índices de ansiedade e depressão. Naquelas com menor tempo de exercício semanal os índices de pessimismo e depressão também era maior.

Isso pode indicar que a intensidade dos exercícios pode influenciar indiretamente a saúde mental dessas mulheres e, dessa forma, melhorar a sensação de controle e diminuir a sensibilidade às ondas de calor.

Fonte: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário