segunda-feira, 4 de junho de 2012

Câmara de SJB abre CPI para investigar gestões desde 2005

Período compreende as gestões de Neco, Alexandre e Gersinho


Com o plenário novamente lotado, a sessão desta segunda-feira (4) foi longa. O maior debate ocorreu devido ao requerimento nº 057/12, proposto pelos vereadores: Gerson Crispim (Gersinho), Antonio Manoel Mariano (Camarão), Carlos Machado da Silva (Kaká) e Franquis Arêas, para abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) visando apurar possíveis irregularidades e ilegalidades praticadas pelo Legislativo de 2005 até hoje (período que compreende as gestões de José Amaro Martins de Souza - Neco; Alexandre Rosa e Gersinho). Após mais de uma hora de discussão, a CPI foi aberta e a composição dos membros levou em consideração a proporcionalidade dos partidos: Camarão/PR (presidente); Kaká/PT do B (relator) e Jonas Gomes de Oliveira (membro).

A matéria gerou grande debate porque os vereadores da situação tinham feito o mesmo pedido, mas para apurar os fatos somente na gestão de Gersinho. “Já que a intenção dos colegas de situação era fiscalizar os atos do legislativo, não têm o que questionar”, disse Camarão. 
   
O critério para a escolha dos membros da CPI também rendeu discussão. Jonas chegou a proprôr abrir três Comissões, uma para a gestão. Aluízio teve outra ideia: “Melhor que abrir uma CPI seria, então, abrir uma auditoria das três gestões. Vamos ter recesso em julho e em agosto, já teríamos uma resposta à população”, sugeriu.

Como a matéria consumiu praticamente todo o horário regimemtal, Kaká propôs prolongar a sessão, mas o pedido foi reprovado pela bancada governista. Assim, das seis indicações previstas na pauta, apenas duas foram apreciadas. Também constavam na pauta, proposições importantes, como a última discussão e votação do projeto de lei nº 002/12, de Kaká, que impossibilita que cidadãos considerados “Ficha Suja” venham a ocupar os cargos de secretário e subsecretário (na Prefeitura); e de diretores e tesoureiro (na Câmara).

Ao final da reunião, Gersinho informou que a audiência pública para discussão do anteprojeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2012 foi marcada para o dia 11 de junho.

Fonte: Ascom/SJB

Nenhum comentário:

Postar um comentário