quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Finados: comércio de flores movimentado


Dar flores é uma das formas mais tradicionais de expressar o amor por entes queridos, mesmo quando eles já partiram deste mundo. Um gesto singelo, mas que movimenta consideravelmente o comércio de flores no Dia de Finados. A data é responsável pelo quarto maior faturamento do ramo, de acordo com dados fica atrás apenas dos dias das Mães, das Mulheres e dos Namorados. Diante disso os técnicos do Procon de Campos já estão nas ruas fiscalizando o comércio de flores para o próximo “Dia de Finados”. A primeira pesquisa foi realizada em quatro das mais tradicionais lojas e identificou pequena variação com o ano anterior.

A primeira pesquisa foi realizada em quatro das mais tradicionais lojas e identificou pequena variação com o ano anterior. O ramalhete comum chega a custar 30% mais caro em alguns pontos. A principal recomendação do órgão é de que o consumidor pesquise an-tes de comprar, para fazer uma boa economia. A variação de preços em relação ao ano anterior está em 10%, mas deve ter seus preços acrescidos nos próximos dias.

De acordo com a secretária executiva do Procon de Campos, Rosangela Tavares, mesmo com o preço alto nos dias próximos ao “Dia de Finados”, o consumidor não deixa de adquirir o produto, preservando a tradição de homenagear seus entes queridos.

Além das floriculturas muitos ambulantes começam a se preparar para as vendas próximo ao Mercado Municipal e em volta do Parque Alberto Sampaio, fazendo concorrência com as floriculturas. A frieza dos cemitérios será quebrada pelo colorido das flores, que são de várias espécies e também de vários preços. A preferência do consumidor é pelas palmas, monsenhor, flor do campo e rosas. Os preços nas floriculturas variam entre R$ 5 até R$ 20, de acordo com a preferência, tamanho do ramalhete e quantidade de flores.

Muitas pessoas que vão prestar homenagens aos mortos neste período preferem ir ao cemitério alguns dias antes, para evitar tumulto. A compra das flores também é feita com antecedência. Esse é o caso da dona de casa, Maria Sacramento. “Eu prefiro ir ao cemitério uns dias antes e por isso estou comprando as flores ho-je. Escolhi levar palmas brancas, são tão bonitas e também mais em conta, por enquanto elas estão com um bom preço e são lindas”, concluiu Maria.

Jane Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário