quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Vereadora propõe implantação de programa para portadores de psoríase e vitiligo


Foto
O projeto da Vereadora visa dar amparo a pessoas que desenvolvem tipos de doença como vitiligo


A vereadora Odisséia de Carvalho encaminhou na manhã desta terça-feira (23), durante sessão da Câmara Municipal de Campos, anteprojeto de Lei que dispõe sobre a criação do Programa de Apoio aos Portadores de Psoríase e Vitigilo.

O projeto visa dar amparo a pessoas que desenvolvem tipos de doença como vitiligo, não-contagiosa em que ocorre a perda da pigmentação natural da pele. Estresse físico, emocional, e ansiedade são fatores comuns no desencadeamento ou agravamento da doença. Patologicamente, o vitiligo caracteriza-se pela redução no número ou função dos melanócitos, células localizadas na epiderme responsáveis pela produção do pigmento cutâneo — a melanina. A doença pode surgir em qualquer idade, sendo mais comum em duas faixas etárias: 10 a 15 anos e 20 a 40 anos.

Já a psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele, podendo afetar mucosas, unhas e até articulações. Em torno de 2-3% da população tem psoríase, que acomete homens e mulheres de qualquer idade, sendo frequente o seu aparecimento na terceira década de vida. É caracterizada pela presença de lesões avermelhadas, bem delimitadas, descamativas, em qualquer parte do corpo. Apresenta período de melhora e piora ao longo da sua evolução. A psoríase pode levar a uma piora na qualidade de vida dos pacientes, devido ao preconceito das pessoas que os cercam. É agravada por fatores psicológicos, estresse, frio, baixa umidade, ingestão de álcool e tabaco e corticosteroides. Não é contagiosa, sua causa mais frequente é genética associada a fatores psicológicos.

Segundo a vereadora, faz-se necessário o desenvolvimento de um programa destinado ao amparo de pessoas portadoras dessas doenças em Campos. “A implantação de um Programa de Apoio aos Portadores de Psoríase e Vitigilo visa dar um suporte a essas pessoas que têm as doenças, a nível de informação e tratamento, para amenizar o sofrimento das mesmas”, disse.

O vereador Abdu Neme, que é médico, aparteou a vereador Odisséia e ressaltou a importância da um programa municipal voltado as necessidades dos portadores de psoríase e vitiligo.

Ascom/CMCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário