sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Sibutramina pode voltar ao mercado. Veja os efeitos do remédio





O diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Dirceu Barbano, disse ) que uma nova análise sobre o uso da sibutramina no mercado brasileiro deve ser publicada até janeiro de 2013. A partir daí, a agência reguladora decidirá se mantém ou não a autorização para o uso do emagrecedor no país.

 
Em 2011, o órgão decidiu banir os emagrecedores à base de anfepramona, femproporex e mazindol, os chamados anfetamínicos. Já a sibutramina continuou liberada, mas com restrições. Pacientes e médicos precisam assinar um termo de responsabilidade, que deve ser apresentado junto com a receita no momento da compra. Profissionais de saúde também são obrigados a informar à Anvisa problemas apresentados pelos pacientes.

 
A proposta inicial dos técnicos da agência era banir o medicamento no país, pois estudos internacionais mostram que o uso da substância aumenta os riscos de problemas cardiovasculares e alterações no sistema nervoso central. Mas, após nove meses de debate, a equipe técnica mudou de posição e, no último relatório, defendeu a permanência do uso e da venda do remédio no Brasil. No prazo de um ano, a Anvisa voltaria a analisar a manutenção da sibutramina no mercado brasileiro.


De acordo com a Anvisa, a sibutramina ajuda a perder, no mínimo, 2 quilos de massa corporal em um período de quatro semanas. O tratamento é indicado para quem tem Índice de Massa Corporal (IMC) igual ou acima de 30 e não sofre de doença cardíaca. O prazo máximo de utilização do remédio é dois anos.
 

O que é Sibutramina

Logo quando foi concebido, sua primeira destinação foi como antidepressivo. A sibutramina age no hipotálamo cerebral, o qual também controla a fome no individuo. Ele tem como um dos mecanismos de ação o bloqueio da recaptação da serotonina, porém teve melhor atuação na diminuição do apetite, principalmente por passar uma sensação de saciedade com menor consumo de alimentos.
Após os médicos descobrirem essa função, eles passaram a usar o medicamento somente para tal propósito. Porém, nem todos os seus efeitos, principalmente os efeitos colaterais, foram claramente investigados, o que causa uma insegurança na população consumidora e nos médicos que prescrevem o remédio.

Efeitos Colaterais da Sibutramina

São muitos os efeitos colaterais que o remédio causa, entre eles: muito apetite, insônia, tontura, náuseas, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, cólicas menstruais fortes, boca seca, prisão de ventre, modificações no apetite sexual etc. Os efeitos colaterais menos comuns, e que devem ser levados ao conhecimento do médico logo que se iniciarem, são: alterações de humor e mentais, arritmia cardíaca, problemas ao urinar, dor no peito, visão turva, edema, entre outros.
Vários países proibiram ou restringiram o uso desse medicamento, principalmente pelo desconhecimento dos efeitos colaterais que ele causa em seus usuários. Na Europa, assim como no Canadá e na Austrália, o medicamento foi proibido, não podendo ser comercializado para nenhum fim. Nos Estados Unidos somente pacientes com obesidade mórbida poderão utilizar a Sibutramina, mesmo assim os usuários devem ser alertados dos riscos de se consumir tal remédio.

Termo de responsabilidade para tomar a Sibutramina

No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, ensaiou a proibição do medicamento, porém ele continua sendo vendido já que muitos médicos acreditam que a proibição só estimularia a venda ilegal do medicamento. Contudo, existem várias restrições que devem ser relatadas aos consumidores e aos médicos. Para que o paciente compre o medicamento, é necessário que o mesmo assine um termo de responsabilidade, além de apresentar a receita médica. Por mais restrita que seja a venda do remédio, ainda existe o comércio ilegal, em que é possível comprar o medicamento pela internet sem mostrar a receita médica ou assinar o termo de responsabilidade. Assim, pessoas que não necessitam realmente do medicamento fazem uso do mesmo somente pensando no âmbito estético, prejudicando, desta forma, a saúde. Farmácias que venderem tal medicamento sem prescrição médica e sem a assinatura do termo de responsabilidade poderão receber multas de R$ 2 mil até R$ 1,5 milhão.

Contra-indicações da Sibutramina

As contra-indicações para o tratamento de obesidade a partir da Sibutramina são: gravidez e mulheres lactantes, uso de antidepressivos, hipertensão arterial ou pulmonar, doenças relacionadas ao coração, bulimia, anorexia, depressão, entre outras.
Para que o efeito do medicamento seja 100% eficaz é necessário que o paciente não somente faça o consumo correto do mesmo, mas, também, realize dietas restritivas e exercícios físicos, todos sob a supervisão de médicos e profissionais do esporte. Se não houver uma reeducação alimentar durante o tratamento da obesidade sob a administração da Sibutramina, o paciente corre o risco de engordar novamente logo após o término. Quando o paciente estiver utilizando o medicamento, é importante ressaltar que o consumo de bebidas alcoólicas deve ser evitado, pois é um remédio de ação neurológica.
No caso de não ocorrer o efeito esperado do medicamento em até quatro semanas, a administração dele deve ser suspenso. Se ocorrer qualquer efeito colateral, deve-se comunicar ao médico para ver a necessidade de modificar o tratamento ou suspender o uso do medicamento.


Leia mais em: http://www.planetbuscas.net/blog/sibutramina-o-que-e-como-tomar-efeitos-precos-e-onde-comprar/#ixzz2D0w06eED

Nenhum comentário:

Postar um comentário