quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

ESTADO TERÁ POLÍTICA DE DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DE CÂNCER BUCAL





Agora é lei: estado do Rio terá Política de Prevenção, Diagnóstico e Tratamento do Câncer Bucal. Foi sancionada pelo governador Sérgio Cabral a lei 6387/13, de autoria da deputada Graça Pereira (PSD), publicada no Diário Oficial do Executivo desta quarta-feira (16/01).

A norma prevê a promoção de campanhas de estímulo ao diagnóstico precoce da doença, incentivando o autoexame e a realização de debates.  Além de viabilizar o atendimento odontológico regionalizado e a capacitação de cirurgiões-dentistas da rede básica de saúde, a nova lei prevê o encaminhamento do paciente a um centro especializado para realização de biópsia e a centros de referência para o atendimento de casos oncológicos bucais confirmados.

De acordo com o Instituto nacional do Câncer (Inca), o principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana. Outros são ulcerações superficiais, com menos de dois cm de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de “linfadenomegalia cervical” (caroço no pescoço) são sinais de câncer de boca em estágio avançado.

Fonte: Alerj

Nenhum comentário:

Postar um comentário