quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Cabral propõe reajuste de 9% do piso regional para domésticas



O governo do estado do Rio de Janeiro enviou na tarde de ontem, terça-feira uma mensagem para a Assembleia Legislativa do estado do Rio de Janeiro (Alerj) que propõe o aumento de 9% na remuneração mínima para as categorias de trabalhadores que não têm salário definido em lei federal, convenção ou acordo coletivo. Esse já era o reajuste esperado por empresários para o piso regional fluminense, porque é o mesmo percentual de alta do salário mínimo aplicado em 2013 pelo governo federal.

No caso dos empregados domésticos, por exemplo, a remuneração mínima sobe dos atuais R$ 729,58 para R$ 795,24, se a proposta for aprovada. O governador Sérgio Cabral (PMDB) pediu à Alerj que o projeto de lei seja votado em regime de urgência. De acordo com o texto enviado pelo governador, o aumento das nove faixas salarias das categorias afetadas teria de ser concedido retroativamente desde 1º de janeiro de 2013

— Esses 9% de reajuste não foram surpresa, porque está repetindo o salário mínimo. Provavelmente a inflação vai sofrer pressão pelo reajuste de empregados domésticos e prestadores de serviços — disse Natan Schiper, diretor da Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário