quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Sessão da Câmara dura mais de quatro horas

Edson Batista
 
 
A segunda sessão da Câmara Municipal de Campos durou mais de quatro horas, mesmo com a determinação do presidente da Casa, Edson Batista ter limitado três indicações para cada vereador. Quando terminou o expediente e as indicações e requerimentos foram aprovados, havia 16 vereadores inscritos para fazer uso da palavra.
 
 Fred Machado
 
 
Ainda na Sessão, quatro projetos começaram a tramitar no Legislativo: O que dispõe sobre normas de segurança nas casas noturnas do vereador Fred Machado; O que dispõe sobre publicidade dos atos, programas e campanhas dos órgãos públicos; O que dispõe sobre o atendimento emergencial em eventos de grande porte na cidade de Campos, ambos projetos do vereador Marcão Gomes e, por último, o que dispõe sobre a proibição do uso de fogos de artifício, sinalizadores, show pirotécnico com produtos inflamáveis em locais fechados de autoria dos vereadores Fábio Ribeiro, Paulo Hirano, Alonsimar de Oliveira e Paulo César Genásio.

 
Jorge Magal
Vários assuntos foram abordados na sessão, entre eles o “mau serviço prestado pela Empresa Águas do Paraíba ao Município de Campos”, segundo o vereador Magal, que recebeu vários apartes dos vereadores a seu favor. O edil quer a presença do representante Mário Faza para comparecer à Casa de leis com a finalidade de esclarecer as responsabilidades da Concessionária em Campos. O edil também criticou a Ampla e quer a presença do representante da empresa na Câmara para que faça esclarecimentos dos serviços prestados pela empresa.
 
 

Outro assunto abordado foi em relação ao Concurso Público realizado pelo Legislativo de Campos. O vereador Fred Machado quer saber se eles serão chamados e o porquê da demora. O líder do governo, Paulo Hirano disse que a Comissão de Fiscalização está estudando o caso, pois a atual administração descobriu que a Câmara tem muitos funcionários que não vão trabalhar. “Nós quereremos transparência e legalidade e se realmente havia necessidade do concurso”, disse Hirano.  Edson Batista, acatando sugestão do vereador Alexandre Tadeu, disse que assim que a Comissão apurar tudo, todos os veículos de comunicação tomarão conhecimento do resultado.
 
 
Paulo Hirano
 

A questão da doação de sangue também foi discutida. Os 25 vereadores assinaram uma indicação solicitando aquisição de outro ônibus do Hemocentro do Hospital Ferreira Machado para atender os Municípios vizinhos na coleta de sangue. Já o vereador Fred Machado teve aprovado um anteprojeto de Lei que dispõe sobre a criação do Programa de Doação de Sangue Itinerante.
 
 Auxiliadora Freitas
Após acabar o expediente, vários vereadores usaram a palavra, mas o discurso mais emocionante ficou por conta da vereadora Auxiliadora Freitas. Ela fez um pronunciamento sobre os 360 anos da Câmara de Vereadores de Campos abordando o papel do vereador: “Que nossos atos, nossas palavras, nosso mandato tenha o peso da verdade, da legalidade, da transparência, da impessoalidade, do encantamento e da credibilidade, do não e do sim dados com coerência e responsabilidade. Que cada palavra e posicionamento nossos possam ser colocados para expressar a verdade, a justiça, a transformação positiva da essência das coisas e das pessoas”, disse a vereadora.
 
Após o término da sessão o Grupo de Trabalho Extraordinário presidido por Auxiliadora Freitas, (voltado para a promoção da independência econômica dos beneficiários do cheque cidadão municipal) e tendo como integrantes os vereadores Alonsimar, Cecília Ribeiro Gomes, Miguelito e Albertinho, se reuniu para organizar idéias, trocar sugestões e traçar metas. “O Cheque cidadão possui um grande alcance social. Porém, mais importante do que viabilizar o acesso ao programa é prover aos seus beneficiários meios de sair dele para uma vida digna e próspera, mediante sua inserção no mercado de trabalho e inclusão efetiva da sociedade”, disse Auxiliadora.
 
 Outros assuntos importantes foram abordados por Nildo Cardoso, Marcão Gomes, Rafael Diniz, mas para a matéria não ficar extensa e devido ao meu cansaço mental, dou continuidade amanhã.
 
A próxima sessão será realizada na próxima terça-feira, as 17 h e transmitida pela TV Câmara - canal 52.

Fotos e reportagem de Márcia lemos
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário