quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Vereadores querem proibir uso de fogos de artifícios em Campos


 Vereador Fábio Ribeiro
 
Está tramitando na Câmara Municipal de Campos, projeto que dispõe sobre a proibição do uso de fogos de artifício, sinalizadores, show pirotécnico com produtos inflamáveis ou com fogos e similares em boates, bares, teatros, auditórios, clubes e locais fechados, destinados a eventos. De autoria dos vereadores Fábio Ribeiro, Paulo Hirano, Alonsimar de Oliveira e Paulo César Genásio, o projeto busca prevenir e evitar que fato semelhante ocorra em nosso Município como ocorreu na cidade de Santa Maria.
 

 Vereador Genásio

            Segundo o vereador Fábio Ribeiro, presidente da Comissão criada na Câmara para fiscalizar as casas noturnas, este projeto aplica-se também aos palcos existentes ou montados ao ar livre quando da realização de eventos. “O descumprimento das normas estabelecidas nesta lei acarretará ao infrator responsável pelo evento e solidariamente o proprietário do imóvel particular, sem prejuízo das sanções estabelecidas na legislação federal ou estadual, além das punições civis e criminais”.
 
Vereador Paulo Hirano
 

                As penalidades são as seguintes: Multa de 400 (quatrocentos) a 1.000 (mil) Unidades Fiscais do Município – UFICAS; Interdição das atividades, fechamento do estabelecimento e cassação do alvará de autorização ou de licença.

Vereador Alonsimar
 

                Na justificativa do projeto, os vereadores os lembram da tragédia ocorrida no dia 27 de janeiro de 2013, na cidade de Santa Maria – RS, na qual até o momento da elaboração deste Projeto de Lei foram vitimadas mais de 238 pessoas e 160 feridos foram socorridos em virtude do incêndio provocado pelo uso irresponsável de show pirotécnico de fogos de artifícios em local fechado.

 

                  Segundo os vereadores, a Constituição Federal estabelece como direito social o lazer. Portanto todos possuem direito à diversão. “Mas a nossa Carta Magna coloca a vida como um direito inviolável sendo o maior patrimônio a ser protegido pelo Estado”.

 

                    Os eventos realizados para divertimento, especialmente para jovens em casas noturnas ou similares, tornam-se uma grande indústria crescendo muito em nossa cidade, pois ela vem recebendo muitos universitários, devido às instituições de ensinos locais que oferecem vagas e opções de cursos superiores; cresce também a preocupação com o trânsito seguro e o uso excessivo de álcool pelos jovens.

 

                   Do mesmo modo, diz Fábio Ribeiro, os vereadores ainda não tinham percebido os perigos da não normatização do uso de fogos de artifício, sinalizadores, show pirotécnico com produtos inflamáveis ou com fogos e similares em bares, boates, casas de shows, teatros, auditórios, clubes e locais fechados destinados a eventos. “Diante de todo o exposto, contam os signatários com a colaboração dos demais Edis para a aprovação do presente Projeto de Lei, que sem dúvida irá promover a prevenção e segurança em eventos dessa natureza”, conclui Fábio Ribeiro.
 
Fotos de arquivo




 
 

 
Por Márcia Lemos
             

 

 

 

 

 

 

             

Nenhum comentário:

Postar um comentário