quinta-feira, 28 de março de 2013

Funcionários do Hospital Ferreira Machado humilham pacientes



 
Acabei de chegar do hospital Ferreira Machado e nunca fui tão mal atendida pelos funcionários do setor de traumatologia. Primeiro, eu fui ao Samdu da Saldanha Marinho e fui atendida pelo médico Dr. Peterson que me encaminhou para o setor de traumatologia do HFM. Entreguei o encaminhamento a senhora que estava na recepção e ela perguntou o que eu tinha. expliquei que estava com muita dor no peito e falta de ar. ela argumentou: "Isso aqui não é emergência. Eu não sei se a Sra. vai conseguir ser atendida".

 
Ela chamou um rapaz super ignorante que disse que a vontade dele era me mandar para sala de cirurgia operar o tórax, pois de madrugada não é hora de procurar atendimento médico. Argumentei que só estava alí, pois a dor era forte demais. Ele falou muito e criticou Dr. Peterson por ter me mandado para o HFM naquele horário.

Com muita dificuldade, consegui bater um raio-X, mas graças a Deus não tem nada quebrado. O médico, Felipe Eulálio Baldi Pessanha, muito educado, me receitou um antiflamatório e perguntou se queria algum remédio para dor e eu disse que não precisava, pois tomei duas injeções no Samdu.

 
Somente este médico e o rapaz do raio-X me trataram com educação. As recepcionistas e o rapaz, todos afros, não sei o nome de nenhum deles,  me trataram muito mal. Teve uma que ainda perguntou. Vc não tinha onde deixar sua filha não? Respondi: “Não, pois moramos sozinhas. Deu vontade de falar. Ela já é uma mocinha e já menstrua, mas disse apenas que eu estava ali, pois trabalho na Câmara e os três médicos vereadores: Abdu Neme, Edson Batista e Dr. Paulo Hirano falam muito bem do HFM”.

 
 

Foi a primeira vez que procurei esse hospital e pretendo nunca mais precisar dele, pois a gente já está fragilizada, doente e ainda é mal tratada? O Hospital não funciona 24 horas? Os funcionários podem criticar os médicos  e falarem barbaridade como fizeram comigo? Estou revoltada, indignada e triste, pois tenho certeza de que o Secretário de Saúde, Dr. Geraldo Venâncio  e a prefeita Rosinha, não sabem como são tratadas as pessoas que procuram atendimento médico a noite no HFM.

 

Muitos pacientes nos corredores e os acompanhantes em um banco sem acostamento. É muito triste. seria bom, Rosinha chegar qualquer dia desse de madrugada no HFM e vai ver como têm funcionários dormindo, pacientes nos corredores a espera de uma vaga em alguma enfermaria, os pobres coitados dos acompanhantes nos bancos. Ela  tinha que mandar  alguém dela no setor de traumatologia e gravasse tudo: imagens e conversas. Me senti humilhada e no final não fiquei quieta não e falei: "A dor não escolhe hora não. Eu não estou aqui porque quero, estou aqui porque preciso e vou comunicar as autoridades competentes o modo como vocês. tratam os pacientes aqui. Eu cheguei no HFM 2 h nesta quinta feira (28-03). É fácil saber as pessoas que estão de plantão.

 
Márcia Lemos

6 comentários:

  1. Bom dia! Marcinha eu hoje trabalho no PU da Saldanha Marinho, mas já trabalhei no HFM antes disso. E via cada absurdo lá que só Deus. Infelizmente alguns funcionários não tem um treinamento específico para atendimento ao público ou é mal educado de berço. Realmente eu acredito em você e lamento o ocorrido. Mas só peço pra não generalizar todos os funcionários, pois existem aqueles que tem a educação vinda de berço. Mas eu, como funcionário público municipal, aconselharia a você retornar no domingo à noite, caso você não saiba os nomes deles para vê-los e procurar saber os nomes, e fazer uma denúncia no protocolo do HFM que funciona até às 14hs e direcionar à COMISSÃO PERMANENTE DE PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR DA FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE SAÚDE DE CAMPOS DOS GOYTACAZES. Pois lá existe essa comissão, que poucas pessoas sabem da existência. Qualquer coisa estamos aqui.

    ResponderExcluir
  2. " tenho certeza de que o Secretário de Saúde, Dr. Geraldo Venâncio e a prefeita Rosinha, não sabem como são tratadas as pessoas que procuram atendimento médico a noite no HFM."

    Desculpe! Mas você está enganada. Saber eles sabem, mas não se interessam em resolver este tipo de coisa. Para eles, interessa o "chavão" que a Saúde está ótima na cidade! Ponha o pé na realidade! Nossa cidade está em estado de choque.Já vi coisa muito pior do que isso, falei com o Secretário de Saúde, e daí? Tudo continua como sempre. Sinto muito.

    ResponderExcluir
  3. Não entendi quando vc deu enfase, na palavra Afro, o que tem a ver a raça, com o atendimento? Eles são pessoas, que atende mal, não relacione o atendimento mal dado com raça, pq não tem relação nenhuma. Vc é racista e isso é o pior tratamento que uma pessoa pode dar!

    ResponderExcluir
  4. Não sou racista não. Meu ex namorado é escurinho e adorava muito ele. Eu estava muito nervosa e me deu um branco, pois não sabia se poderia chamá-los de negros, aí sim, estaria dando ênfase a cor. Coloquei afros para suavizar. Estava muito nervosa e os dois que foram mal educados comigo são escurinhos, para a administração do hospital saber quem são e tomar providências. Os outros eram claros. Perguntei o nome da Sra. e ela disse que não me interessava. Não me julgue, pois vc não me conhece.A gente morre e vai para o mesmo lugar: Negros, brancos, ricos, pobres, etc.De repente o racista pode ser vc para ter prestado atenção em quatro letrinhas diante de um problema tão sério. Deixe que Deus nos julgue. Não tente imitá-lo. Obrigada por ser minha leitora do Blog. Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  5. Escurinho não é raça Dona Márcia Lemos ... Você é racista sim e ponto final .

    ResponderExcluir
  6. Sr anônimo, se vc pensa assim, eu não posso fazer nada. Vc está querendo pegar o lugar de Deus e está me julgando. Que atire a primeira pedra, lembra desse trecho? Vc é um santo ou um covarde que não tem coragem de colocar seu nome? Não vou nem dormir preocupada com o que vc escreveu.rsrs Não julges para não ser julgado. Beijinhos Sr. anônimo. Durma com Deus.

    ResponderExcluir