quinta-feira, 14 de março de 2013

Proprietários e ceramistas querem Zona de Proteção Mineral







A Câmara Municipal de Campos, através do vereador Nildo Cardoso (PMDB), deverá propor a criação de uma Zona de Produção Mineral no Município para garantir a proteção e a extração de matéria-prima do setor ceramista. A proporção está tão grande que, protegidas por uma lei federal, empresas de fora estão vindo para Campos com o registro do subsolo dessas terras  sem que os ceramistas saibam realmente os interesses dessas empresas com esses procedimentos. "Inclusive a pesquisa e o acesso a essas áreas só podem acontecer com autorização do proprietário", assinala Nildo.

 Desde 2006, o vereador Nildo Cardoso vem destacando que o setor cerâmico está consciente da necessidade de se implantar a Zona de Proteção Mineral para assegurar que o parque ceramista possa ter reservas de matéria prima (argila) para operar em médio, curto e longos prazos. O vereador destacou que o setor emprega mais de 30 mil pessoas direta ou indiretamente.

Segundo levantamento da Uenf e do Sebrae, praticamente todos os subsolos do Município estão com requerimento para licenciamento. Para se ter uma idéia, argumenta o vereador Nildo Cardoso, isso significa que as jazidas de argila vermelha da Baixada Campista estão em mãos de pessoas que não compraram a terra e nem desenvolvem a atividade em superfície. Até a areia existente no leito do rio Paraíba do Sul, em Campos, até a foz estão sendo registradas.

Nildo Cardoso quer realizar uma sessão especial na Câmara Municipal com todos os ceramistas para discutir o assunto com mais profundidade. Compareceram à reunião os vereadores José Carlos Monteiro, Miguelito, Rafael Diniz, Mauro Silva, Jorge Rangel e Paulo Hirano. Também estiveram presentes os representantes do Cidac, Ranulfo Vidigal e Robson Colla; Marcelo Reis, da Secretaria de Planejamento; Benigno da Silva Neto da Firjan; Wilson Cabral, da Secretaria de Meio Ambiente; Rodolfo Torres do DRM-RJ, Sérgio Wagner Linhares da Fundenor; Adelfran Lacerda da Assessoria de Imprensa de Águas do Paraíba; Denise Melo (Me); Sérgio Souza do GEOSA BS e Eduardo Crespo da Secretaria de Agricultura e Pesca.

Fotos e reportagem de Márcia Lemos

Nenhum comentário:

Postar um comentário