quinta-feira, 11 de abril de 2013

Grupo de Trabalho criado para tratar da preservação do patrimônio histórico de Campos






A Câmara Municipal de Campos vai formar um grupo de trabalho para atualizar a situação dos prédios históricos do municipio. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (11), dia em que foi realizada na Casa uma sessão especial, requerida pelo vereador Rafael Diniz, e aberta por Edson Batista, presidente, para debater a questão do patrimônio histórico do município.

“Nosso objetivo era levantar o debate por parte da Câmara, e conseguimos. Agora terão os desdobramentos, uma medida justa vai sair. O mais importante foi que avançamos”, disse Diniz, membro da Comissão de Legislação Participativa, presidida pelo vereador Mauro Silva que também participou dos debates, assim como o presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Arquitetônico Municipal (Coppam), Orávio de Campos Soares, o pesquisador Leonardo Vasconcelos, a historiadora Sylvia Paes e o arquiteto Marcos Antônio Gonçalves.

“A preservação do nosso patrimônio é um desafio enorme”, observou o presidente da Câmara. Segundo o presidente do Coppam, de 2003 a 2008, vários prédios históricos foram destruídos em Campos. “Só em 2008 se passa a entender nossa responsabilidade sobre o nosso patrimônio, a partir de uma nova dinâmica que introduzimos no Coppam, com a participação de pessoas que doaram boa parte do seu tempo para contribuir com neste trabalho”, destacou Orávio de Campos, também é Secretário Municipal de Cultura.
Para o arquiteto Marcos Gonçalves, a manutenção e a preservação de um imóvel tombado garantem ao proprietário um valor de mercado acima da média. Historiadora, Sylvia Paes disse a memória cultural está ligada aos bens materiais e imateriais. O presidente do Coppam disse que já foi feito um levantamento de todas as capelas e igrejas da região açucareira.

Ascom/CMCG 
Fotos de Thiago Freitas





Nenhum comentário:

Postar um comentário