quarta-feira, 26 de junho de 2013

Câmara discute Agricltura familiar


 
Uma sessão especial sobre a Agricultura Familiar reuniu nesta terça-feira (25), na Câmara Municipal, o Secretário de Agricultura de Campos, Eduardo Crespo, representantes do Incra, Emater, Banco do Brasil, produtores rurais, assentados, setor de laticínios e o deputado federal Adryan Mussi. A sessão foi um requerimento aprovado em plenário, de autoria do vereador Alvaro César Faria, membro da Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrícola, Pesqueira e Abastecimento. A sessão foi aberta por Edson Batista, presidente da Casa.
 
“É um assunto muito importante em nosso município que precisamos trabalhar para que avance a cada dia”, falou Álvaro César. O Secretário Municipal de Agricultura destacou a meta estipulada pela prefeita Rosinha Garotinho que é adquirir pelo menos 30% dos produtos da merenda escolar direto da agricultura familiar. Ele lembrou que o Governo do município está preparando um programa de micro crédito rural para atender aos pequenos produtores.
 
O assessor da superintendência estadual do Banco do Brasil, Luciano Santos Filho, disse que a instituição financeira quer dobrar para R$ 600 milhões a aplicação de recursos no agronegócio no Estado do Rio de Janeiro e que Campos é considerado um dos municípios fluminense com potencial para financiamentos que beneficiem a área rural. A representante da Emater, Ivanir Rubião, lembrou da importância da Declaração de Aptidão do Pronaf (DAP), utilizada como instrumento de identificação do agricultor familiar para acessar políticas públicas.

Superintendente regional do Incra, Gustavo Soto disse que a agricultura familiar responde por 70% dos alimentos consumidos no Brasil, é que um dos focos do órgão federal é o desenvolvimento dos assentamentos. Ele elogiou parcerias feitas com a Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura. “É uma iniciativa fundamental”.
 
Recentemente, foi sancionado pelo Poder Executivo de Campos um projeto de lei de autoria de Álvaro César autorizando a Prefeitura a estabelecer convênios e contratos para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar, diretamente dos agricultores familiares. A lei proposta inclui ainda assentados de projetos da reforma agrária e empreendedores rurais. Também participaram da sessão, os vereadores Paulo Hirano, Mauro Silva, Ozéias, Genásio, Thiago Virgílio, Maria Auxiliadora Freitas, Rafael Diniz, Neném, Nido Cardoso e Fred Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário