segunda-feira, 24 de junho de 2013

Dois projetos de lei de Dr. Paulo Hirano aprovados na Câmara


 

 
VEREADOR DR. PAULO HIRANO
 

O primeiro semestre de 2013 ainda nem acabou, mas Dr. Paulo Hirano, líder do Governo, vai fechar o período com saldo positivo. Dois projetos de lei do vereador já foram aprovados por unanimidade na Câmara Municipal e vão beneficiar, principalmente, a juventude e seus familiares: o Escola Aberta e o Programa Municipal de Saúde da Juventude (PROSAJ). Os projetos agora seguem para sanção da Prefeita Rosinha Garotinho.

 

O primeiro deles autoriza o Poder Executivo a instituir o Programa “Escola Aberta”, visando contribuir para a melhoria da qualidade da educação, a inclusão social e a construção de uma cultura de paz, por meio da ampliação das relações entre escola e comunidade, além do aumento das oportunidades de acesso à formação para a cidadania, de maneira a reduzir a violência na comunidade escolar.

 

O objetivo, segundo Hirano, é aproximar a comunidade da escola e divulgar as oficinas do projeto, oferecidas sempre aos finais de semana. As atividades desenvolvidas estarão ligadas à cultura, esporte e recreação, letramento e geração de renda, incluindo oficinas de artesanato nos seus vários segmentos como manicure, artes marciais, futsal, teatro, dança, balé, capoeira, violão, fotografia, jornal comunitária e informática, entre outras. As Secretarias Municipais envolvidas neste programa deverão se aproximar mais da população de uma forma interativa, oferecendo os seus serviços aos pais, alunos e a comunidade como um todo.

 

– A escola deverá abrir nos finais de semana e poderá contar, para isso, com a colaboração de voluntários. O município poderá celebrar parcerias com órgãos públicos municipais, estaduais e federais, organizações não governamentais e empresas privadas – justificou Dr. Paulo.

 

O Programa Municipal de Saúde da Juventude (PROSAJ), por sua vez, pretende promover e difundir conhecimentos importantes para a proteção da saúde física e mental de jovens de ambos os sexos, inseridos na faixa etária entre 15 e 24 anos de idade. Para isso, o município deverá promover seminários, palestras, cursos, cartilhas, entre outros, sobre temas como alimentação e comportamento alimentar, comportamento sexual, doenças infecto-contagiosas e sexualmente transmissíveis; gravidez, maternidade e paternidade; criminalidade; violência, drogas, comportamento e relacionamento familiar, grupal, social e virtual; etc.

 

- O município deverá realizar, dentro do sistema já existente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), o Cadastro da Juventude (CAJ), contendo, por exemplo, informações sobre a identificação e tipo sanguíneos de seu portador, controle de consultas, exames e tratamentos em diversas áreas médicas – explicou Dr. Paulo.


Ele ainda acrescentou que o Prosaj irá contemplar as mudanças nas formas de vida da sociedade atual e apoiar as metas traçadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), especificamente para essa população jovem.

Ascom do vereador/ Kamila
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário