sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Soluções a caminho para o problema da escassez de sangue no Hemocentro


DRA. DANIELLE TUDESCO PRESENTE AO EVENTO



Soluções a caminho para o problema da escassez de sangue no Hemocentro


O problema da escassez do banco de sangue no Hemocentro do Hospital Ferreira Machado, que atende a uma região de 20 municípios, foi novamente discutida na Câmara em sessão especial de autoria do vereador José Carlos Monteiro, nesta quarta-feira (28), com a presença de diretores de hospitais e secretários de Saúde da região, além de representantes de entidades da sociedade civil.

Ao final, os vereadores e outros que participaram da sessão se comprometeram em produzir um documento com um conjunto de ações a serem reivindicadas junto ao governo estadual, responsável pela política de controle de bancos de sangue no Estado, através do HemoRio.

“Existe um quadro semelhante que ocorre em outros polos regionais de realização de cirurgias. Ou seja, a falta sangue para as cirurgias é geral. Precisamos que o governo do Estado faça a sua parte, com a instalação de uma rede e a definição de uma política de controle de sangue. Carecemos também da aquisição de um ônibus para realizar a coleta em municípios da nossa região e o financiamento da estrutura de funcionamento das agências transfusionais de sangue”, disse o presidente da Câmara, Edson Batista, que presidiu a sessão.

De acordo com Edson Bastista, a ausência do governo estadual no cumprimento de suas responsabilidades para solucionar o dramático problema da escassez de sangue levou a deputada estadual Clarissa Garotinho (PR) a decidir pela realização de uma audiência pública, na Assembléia Legislativa (Alerj), para buscar uma solução.

Ainda segundo Edson Batista, o Parlamento Regional instituído por Câmaras de Vereadores para solucionar problemas comuns aos municípios da região, tratará também de propor soluções para a coleta de sangue. A próxima reunião do Parlamento será em Macaé.

Na próxima reunião mensal em setembro, do Conselho Intergestores Bipartite (CIB), que reúne os secretários municipais de Saúde de todo o Estado do Rio, o assunto também irá ocupar a pauta. O conjunto de propostas inclui a intensificação de campanhas educativas e de conscientização pública, mas de forma permanente, não esporádicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário