quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Colégio José do Patrocínio participa do projeto "Bonde da Escola" da Câmara de Vereadores



Mais uma escola foi beneficiada com o projeto que a Câmara Municipal está desenvolvendo todas as quintas-feiras no Legislativo através do “Bonde da História: Estação Câmara”. Dessa vez foi a Escola Municipal José do Patrocínio localizada na Penha. Eles saíram das salas de aulas e conheceram um pouco mais da história da Câmara e seu funcionamento, bem como a função do Poder Legislativo campista e outros prédios, assim como sua importância histórica. A iniciativa da direção do Legislativo é uma ideia inovadora criada a partir do programa “Câmara Participativa: Educação e Cidadania”.
A escola dividiu os alunos em dois grupos na parte da manhã e da tarde. Eles tiveram a oportunidade de conhecer todos os setores da Câmara e funções de cada um. Em seguida, assistiram a uma palestra de uma das coordenadoras do Projeto, Dilcéia Smirdele que explicou para os alunos as funções dos vereadores, a importância da Lei Orgânica do Município e do Regimento Interno, como funciona a tramitação dos projetos, as Comissões de trabalho, o número de vereadores proporcional ao número de habitantes e sobre os Poderes do Executivo, Legislativo e Judiciário.
Quem apareceu no plenário para falar um pouco dos trabalhos dos vereadores para a alegria das meninas foi o vereador Alexandre Tadeu –“Tô Contigo”. Depois de muita gritaria e euforia de ver de perto o apresentador, ele contou um pouco de sua história e recebeu duas reivindicações do aluno Cirilo Rangel solicitando um bebedouro para escola que pegou fogo ontem e uma pista de skate para a localidade da Penha. Tadeu disse que vai conversar com a secretária de educação a respeito do bebedouro. Em relação a pista de skate ele disse que não dá para a prefeita Rosinha construir uma pista de em cada bairro. Ela está fazendo uma grande para beneficiar grande parte da população campista.
As professoras da escola José do Patrocínio Maria das Graças Pereira dos Santos, Amanda da Silva Duarte, Flávia Ribeiro Mota e Alessandra barroso Gomes elogiaram a iniciativa da Câmara. “É um exemplo a ser seguido”, disse uma delas. As crianças depois que conheceram a Câmara e assistiram à palestra, receberam um saquinho de lanche contendo Guaravita, bolo, chocolate bis, biscoito Clube Social e maçã. Em seguida entraram no ônibus felizes e mais inteligentes, pois aprenderam muito sobre a história da Câmara e que a atual sede já foi um Fórum e que na parte térrea as pessoas ficam presas se fizessem algo errado, por isso tem grades de ferro.
As coordenadora do projeto são: Marilene Merlin Ribeiro Bastos, Ana Maria Rangel, a, Dilcéia Smirdele e Silvia Paes. Elas ficam no ônibus com os alunos seguindo um roteiro que passou pelos prédios anteriormente ocupados pela Câmara Municipal, na Praça São Salvador, até a sua atual sede no quadrilátero histórico. Os estudantes receberam um pequeno livro sobre o Centro Histórico, material que contribuirá no desenvolvimento de atividades pedagógicas pelos alunos.

Segundo o presidente do Legislativo, vereador Edson Batista, o projeto “Bonde da História: Estação Câmara” é aberto a todas as escolas do município, seja ela municipal estadual ou particular. A ideia é fazer com que os alunos, do quinto ao nono ano de escolaridade, possam conhecer de perto o Legislativo Municipal. E, para isso, basta entrar em contato com a Câmara no telefone 2101-6393 para fazer o agendamento do passeio. “A proposta e a filosofia de nossa gestão nesta Legislatura tem se sustentado nos princípios da transparência, da participação popular, despertar nas novas gerações o interesse pela nossa história, tradições e seus valores culturais”, declarou.





Por Márcia Lemos
Fotos de Check

Nenhum comentário:

Postar um comentário