terça-feira, 17 de setembro de 2013

Investigação de bactéria


A Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde está monitorando o caso de um paciente de 60 anos internado no Hospital Ferreira Machado (HFM) acometido por uma bactéria modificada pelo gene NDM-1 (superbactéria). Ele está no setor de Doenças Infecciosas Parasitárias (DIP) da unidade hospitalar, apresenta boa evolução e terá alta nos próximos dias, como informa o vice-prefeito e secretário municipal de Saúde, Doutor Chicão.

- O paciente vai continuar sendo acompanhando pela Vigilância em Saúde e pelo Programa de Assistência Domiciliar (PAD), pois fez um quadro de Acidente Vascular Cerebral (AVC) em maio deste ano. Além da assistência hospitalar, fizemos o trabalho de orientação e prevenção, norteando quanto à lavagem correta das mãos, desinfecção do ambiente e uso adequado dos materiais de desinfecção – explicou Doutor Chicão.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, o paciente não desenvolveu a infecção. “Fizemos um trabalho em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Vigilância Sanitária do estado do Rio de Janeiro para isolar a bactéria. Trata-se de um caso de colonização da bactéria e não uma infecção”, disse o diretor.

Ele esclarece a diferença entre colonização de bactéria e invasão com infecção. “Enquanto na primeira temos apenas a bactéria sobrevivendo sem causar nenhum problema ao paciente, como foi o caso de Campos, o segundo se dá quando a bactéria invade a corrente sanguínea e causa sepse grave e morte”, orientou.

(Fonte: Assessoria)
Blog na Curva do Rio
Postado por Cláudio Andrade

Nenhum comentário:

Postar um comentário