quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Palestra sobre Independência e posse de Linda Mara na Câmara





A Câmara Municipal de Campos teve uma agenda cheia nesta quarta-feira (4) iniciada com uma belíssima palestra do presidente da Academia Campista de letras, Hélio de Freitas Coelho sobre a Independência do Brasil. Ao iniciar a palestra, após o Hino Nacional, ele citou que em 1977 , quando foi presidente do Legislativo de Campos, o regime era de ditadura e os vereadores tinham uma árdua tarefa de lutar pelo desenvolvimento de Campos, pois ser vereador é estar comprometido em ver o seu Município crescendo. “Meu pai, Edgard Coelho dos Santos foi vereador desta casa e o meu tio Edson Coelho dos Santos, vereador por três mandatos. Isso significa oito mandatos de Coelhos dos Santos nesta Casa que tem feito um excelente trabalho na gestão de Edson Batista permitindo uma democracia participativa”.
Após falar da História da Independência e conclamar a todos para efetivá-la de fato, principalmente as novas gerações, Hélio Coelho apresentou um vídeo contando como Dom Pedro I proclamou o fim dos laços coloniais às margens do Rio Ipiranga falando a frase que entrou para a história: Independência ou Morte. Finalizando a palestra, todos ficaram de pé e cantaram o Hino da Independência.
O presidente Edson Batista pediu a todos os presentes que levantassem os braços e gritassem a palavra de ordem: independência ou Morte, por duas vezes e agradeceu ao professor Hélio Coelho por sua participação na Câmara Municipal, mais uma vez, ressaltando que “Proclamamos a independência, mas precisamos efetivá-la, pois não é esta independência ainda que desejamos”, disse o presidente.

POSSE DE LINDA MARA - Logo em seguida, o presidente leu o termo de posse da primeira suplente, Linda Mara Silva que entrou no lugar de Mauro Silva que foi para Secretaria de Comunicação Social. Linda Mara, bastante emocionada, fez o juramento e foi declarada empossada, com muitos aplausos e fogos de artifício. E seu discurso ela prometeu lutar pelo povo afirmando que “mexeu com o povo, mexeu comigo’ e contou sua trajetória de vida. Uma moça negra, com sobrenome da Silva que veio do Paraná para morar em Campos. “Dizem que quem toma água do Paraíba e come chuvisco nunca mais sai de Campos”, disse ela arrancando sorrisos de todos e lembrando aos vereadores que ela tem mania de chamar todos de peitudos, mas que significa uma forma carinhosa de tratar os amigos. Ela também destacou a importância do deputado federal Garotinho e da prefeita Rosinha “que me ensinaram a ver o povo de forma diferente. Eu sei reconhecer uma verdadeira amizade”.
A prefeita Rosinha não pôde comparecer, pois está em Brasília, mas mandou uma carta pelo jornalista Carlos Cunha que foi lida por ele em plenário. Na carta, Rosinha falou da admiração que sente por Linda Mara e lembrou que na vida Deus nos reserva surpresas e que cada um tem a sua história; lutar, sofrer, vencer e que agora, como vereadora, poderia lutar pelos menos favorecidos, “pois viemos debaixo e sabemos como é o sofrimento de todos. Deus está te abrindo uma porta e você pode lutar pelo povo”. Linda Mara não se conteve e começou a chorar recebendo rosas enviadas pela prefeita.
A cerimônia de posse foi encerrada e o presidente Edson Batista deu um intervalo para o início da sessão ordinária que começou às 18 h.





 Fotos de Check

Nenhum comentário:

Postar um comentário