terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Câmara e AIC se unem para trazer de volta arquivo dos Monitor

O arquivo do Monitor Campista, que se encontra nos porões do Jornal do Comércio, do Rio de Janeiro, pode retornar em breve para Campos.
O pontapé inicial será dado num encontro nesta terça-feira, na Câmara de Vereadores, às 16 horas, entre o presidente do Legislativo, Edson Batista, o presidente da Associação de Imprensa Campista, Vitor Meneses, e o presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal, professor Orávio de Campos, que também presidiu a entidade dos jornalistas.
Logo após o fechamento do jornal, o terceiro diário mais antigo do País, fundado em 1834, jornalistas e representantes de diferentes segmentos da sociedade empreenderam uma campanha para a reativação do tradicional órgão.
“O acervo do Monitor é um patrimônio de Campos, e não pode ficar à mercê de traças ou da vontade de outras pessoas, mas do povo campista que tem apreço por sua historia”, disse o presidente da Câmara.
O arquivo do tradicional veículo era constantemente visitado por estudantes e pesquisadores, que utilizavam as páginas do velho órgão. A partir de 1999, as páginas do Monitor sofreram significativas mudanças, acompanhando a evolução das artes gráficas, quando o jornal começou a ser impresso no Rio de Janeiro, no parque gráfico dos Diários Associados, proprietário do título.

O jornal atravessou bravamente duras crises econômicas do país, mas em 15 de novembro de 2009 por problemas administrativos, o jornal encerrou suas atividades e deixou também para a história sua última edição.

Ascom/CMCG

Nenhum comentário:

Postar um comentário