quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Deputado quer câmeras de segurança em escolas públicas




Câmara Federal

Projeto de lei 7040/2014

As escolas públicas – municipais, estaduais e federais – poderão ser obrigadas a ter câmeras de vigilância instaladas em suas dependências.
Pela proposta do deputado federal Gladson Camelli (PP-AC), as imagens devem registrar o movimento nas salas – de aulas e reuniões -, pátios, corredores, depósitos e todas as vias de acesso à unidade de ensino.
O parlamentar justifica sua proposta por acontecimentos do ano passado. “No ano de 2013, houve uma série de incidentes em escolas, em todo o território nacional, de diversas naturezas. Tivemos desde ataques a estudantes, para fins de roubo ou de crimes de natureza sexual, até ameaças à própria vida de alunos e professores, que se encontravam dentro do estabelecimento de ensino invadido”.

Camelli aponta que “um elemento comum” nessas ocorrências era a ausência de sistema de vigilância. “A fim de sanar-se essa omissão, estamos apresentando esta proposição”.
Pelo texto, as escolas deveriam ser equipadas com as câmeras em um prazo de 360 dias – praticamente um ano. Caso ele não seja cumprido, a unidade poderá ser impedida de oferecer aulas.

A íntegra do projeto de lei 7040/2014 – apresentado em 4 de fevereiro – está disponível no site da Câmara Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário