quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Moção de repúdio ao Ministério de Saúde por impor mamografia unilateral

MOÇÃO DE REPÚDIO AO MINISTÉRIO DE SAÚDE POR IMPOR MAMOGRAFIA UNILATERAL

A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é de 57 mil novos casos no país este ano.
O vereador e médico Paulo Hirano, líder do governo na Câmara de Vereadores de Campos, vai apresentar moção de repúdio na primeira sessão deste ano na Casa de Leis, agendada para o dia 18 de fevereiro, contra a Portaria 1.253 do Ministério da Saúde que estipula o pagamento de mamografias apenas a mulheres entre 50 e 69 anos.
O recomendado é que o exame seja feito a partir dos 40 anos, mas o governo informou que só repassará aos municípios valor correspondente ao teste para um dos seios para a faixa etária abaixo dos 50. Os municípios terão que pagar para fazer o bilateral.
“Essa portaria é absurda. Ela corta pela metade a possibilidade de identificação precoce do câncer de mama, que é o que mais mata mulheres entre 35 e 54 anos em todo o mundo. A estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) é de 57 mil novos casos no país este ano”, afirmou o vereador.
Paulo Hirano também pretende pedir ao deputado federal Anthony Garotinho e a deputada estadual Clarissa Garotinho, que façam pronunciamentos na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), respectivamente, contra a medida.
Segundo ele, que já foi secretário municipal de Saúde, os dados mostram que em Campos, a oferta de mamografia é bem maior do que a procura.  “Em 2013, a secretaria ofereceu mais de 24 mil vagas de exames e foram realizados pouco mais de 14 mil. Em 2012 foram ofertados mais de 33 mil e feitos 20.334”, disse o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário