segunda-feira, 14 de abril de 2014

Eclipse total deixará a Lua cor de sangue



No Brasil, o eclipse total vai ser visível das 4h46 às 5h24, horário de Brasíla

lua vermelha 


A lua ficará vermelha esta noite. Na madrugada desta segunda-feira, do dia 14 para o dia 15, pessoas nas Américas do Norte e do Sul vão poder observar o primeiro eclipse lunar completo de 2014. O evento inaugura uma série de 4 eclipses totais, que se estende até 2015. Os astrônomos dão ao fenômeno o nome de tétrade. Somente oito tétrades devem ocorrer durante todo o século XXI. A de hoje é a segunda.

Além disso, nesta madrugada, a Lua ficará vermelha por 78 minutos. Isso acontece porque, durante um eclipse lunar total, a lua não fica completamente encoberta. Na verdade, ela passa para uma região mais escura na sombra da Terra, conhecida como umbra. Ali, em lugar de receber a luz do Sol diretamente, ela recebe a luz filtrada pela atmosfera terrestre, o que confere uma coloração avermelhada ao satélite. Pelos astrônomos, a Lua vermelha é conhecida como Lua Sangrenta.

No Brasil, o eclipse total vai ser visível das 4h46 às 5h24, horário de Brasíla. O horário pode dificultar a vida de quem mora nos estados brasileiros mais ao leste do país, como Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Nesses lugares, o dia já vai estar clareando por essa hora. O fenômeno pode ser acompanhado a olho nu. Pequenas lunetas podem ajudar.
O eclipse do dia 15 terá ainda outro detalhe especial. A data marca o momento em que Marte estará mais perto da Terra desde 2008. O planeta será um estrela brilhante, acima da Lua, do lado direito.

Para marcar no calendário

Em um período de cinco mil anos (começando no ano 1999a.C até o ano 3000 de nossos tempos) devem ocorrer somente 3479 eclipses totais da Lua. É uma porcentagem pequena – meros 28,8% do total.

O eclipse do dia 15 faz parte de um evento ainda mais raro – ele marca o início de uma tétrade, uma sequencia de quatro eclipses totais consecutivos. Durante todo o século 21, devem ocorrer 8 tétrades. Esta é a segunda: a primeira aconteceu entre 2003 e 2004.
Como acontecido é raro, melhor marcar no calendário para não perder. As datas desses eclipses totais são as seguinte:
Dia 15 de abril de 2014

Dia 08 de outubro de 2014
Dia 04 de abril de 2015
Dia 28 de setembro de 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário