quarta-feira, 16 de abril de 2014

Estudantes da Faetec buscam apoio para melhora do transporte



Um grupo de estudantes da Escola Técnica Estadual João Barcelos Martins, unidade de ensino da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), foi recebido pelo presidente da Câmara de Vereadores, Edson Batista, para buscar soluções quanto a deficiência do transporte público que serve o bairro do Horto. Um abaixo-assinado, com mais de mil assinaturas, pedindo providências, foi entregue à Câmara.
A reunião aconteceu na tarde de terça-feira (15), no gabinete do presidente, e contou com a participação do vereador José Carlos Monteiro, presidente da Comissão de Transportes e Trânsito, e do vereador Oséias Azeredo Martins, que é membro da comissão.
Também estiveram presentes as vereadoras Linda Mara Silva, Auxiliadora Freitas e Miguel Ribeiro Machado, o “Miguelito”, além do diretor da escola, Alcemir Bueno Ferreira e os professores Wilson Modenesi e André Gomes.
Com os rostos pintados, os estudantes seguiram a pé em passeata do bairro do Horto, onde está situada a escola, até a sede da Câmara. Aluna do curso de eletromecânica, Samara de Oliveira Santos, 15 anos, disse que, quando tem ônibus, eles não param para os estudantes.
“Moro no Parque Rosário e sempre chego atrasada porque não tem transporte. Saio de casa às 6h da manhã, às vezes o ônibus chega às 8,30h”, afirmou a estudante, destacando que, muitas vezes, os alunos são também humilhados pelos motoristas com ofensas e piadinhas.
O vereador José Carlos disse que no último dia 2 participou de uma reunião na escola para discutir o problema e aproveitou para convidar a comunidade docente e alguns alunos para irem até à Câmara tratar do assunto.
Edson Batista disse que uma das providências será a de marcar uma reunião com os proprietários das empresas de ônibus Conquistense e São João, que fazem a linha Horto/Centro, além do presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), Álvaro Oliveira, para explicações.
“A Câmara mais uma vez cumpre seu papel de interlocutora dos problemas da comunidade junto aos outros poderes e outros segmentos da sociedade. Vamos, a partir desta reunião, em busca dos caminhos para uma solução deste problema, que é de todos nós”, afirmou.
A vereadora Linda Mara disse que a prefeitura vem tentando realizar licitação do transporte coletivo, mas por três vezes ela foi suspensa por causa de ações impetradas pelas empresas  na Justiça. “O edital dessa nova licitação, agendada para o dia 26 de maio, tem o aval do Tribunal de Contas do Estado (TCE)”, afirmou ela, destacando que o município tem hoje 274 ônibus, mas o ideal seriam 384 coletivos em circulação, segundo levantamento da prefeitura.
A vereadora disse não ter dúvidas que as empresas estão criando dificuldades para desgastar o governo e forçar um aumento nos preços das tarifas de ônibus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário