segunda-feira, 14 de abril de 2014

Tradição secular



Marcos Curvello
Foto: divulgação
A semana será de reflexão, contrição e exercício de fé em São João da Barra. Após a tradicional cerimônia do Domingo de Ramos, que contou com bênção e missa na Igreja Nossa Senhora dos Navegantes e na Capela Santo Antônio, começa nesta Segunda-Feira das Trevas uma vasta programação religiosa, que passa pela encenação do “Auto da Paixão de Cristo” na sexta-feira e culmina com procissão e missa no Domingo de Páscoa.

Segunda-Feira das Trevas, segundo dia da Semana Santa, em que se relembra a prisão de Cristo, que inicia a Paixão, acontece, a partir 18h30, o Ofício das Trevas, uma antiga tradição católica, que compreende os salmos e leituras das matinas e das laudes. Logo em seguida, acontece Santa Missa.

Na Terça-Feira das Trevas acontece Santa Missa na Igreja Matriz de São João Batista, a partir das 18h30. Às 20h começa a Procissão do Fogaréu, que encena a prisão de Cristo, com saída da Igreja de São Pedro. Já na Quarta-Feira das Trevas, acontece, às18h, Terço dos Homens na Igreja Matriz de São João Batista e Terço das Mulheres na Igreja Nossa Senhora da Boa Morte. Uma hora depois, começa a Procissão do Encontro entre o Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores, que marca o fim da Quaresma.

Das trevas à luz

Na Quinta-Feira Santa, começa às 18h30 a Santa Missa, com Cerimônia do Lava-Pés, que resgata o relato de São João sobre a Última Ceia, em que Cristo, como sinal de humildade, lavou os pés de seus discípulos, e Adoração ao Santíssimo Sacramento.

A Sexta-Feira Santa é dia de jejum e oração, com Solene Ação Litúrgica da Paixão do Senhor, às 15h, e Procissão do Enterro, às 19h. Encerrando a noite, acontece, a partir das 21h, no Ginásio Esportivo e Cultural Arlindo Aquino, o “Auto da Paixão de Cristo”, que leva ao palco cerca de 200 pessoas, para encenação da vida de Cristo, tradição que já conta com 27 anos no município.

No Sábado Santo, acontece, a partir das 20h, Solene Vigília Pascal, considerada a celebração mais importante do calendário litúrgico cristão, na medida em que é a primeira celebração oficial da ressurreição de Cristo. A Benção do Fogo e da Água é marcada pelo acendimento do círio pascal, a partir do qual são acesas as velas dos fiéis. Por fim, acontece a Proclamação da Páscoa, com a entoação solene do canto Exulted, celebrando a vitória do Messias sobre a morte.

Encerrando a Semana Santa, o Domingo de Páscoa traz, logo cedo, às 6h, a Procissão da Ressurreição, que reúne os fiéis em torno da ascensão de Cristo aos céus, logo depois da Santa Missa na Igreja Matriz de São João Batista. Às 18h30 acontece a Missa de Páscoa, na Matriz de São João Batista, encerrando a celebração da Paixão, Morte e Ressurreição do Filho de Deus.

Segundo os rituais da Igreja Católica, a Semana Santa, também conhecida como “Grande Semana”, ou “Semana Maior”, é a última semana da Quaresma, que é o tempo de preparação para a celebração do Mistério Pascal, paixão, morte e ressurreição, de Jesus Cristo.

Folha da Manhã

Nenhum comentário:

Postar um comentário