quinta-feira, 29 de maio de 2014

Homenagens na Câmara em dia histórico



2
Em comemoração aos 337 anos de criação da Vila de São Salvador dos Campos no dia 29 de maio, a Câmara de Vereadores realizou sessão solene na tarde de quarta-feira (28) para entrega das comendas Ordem do Mérito Benta Pereira e Ordem Municipal do Mérito. Foram homenageadas 18 pessoas e duas instituições: Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Rotary Club de Campos São Salvador.
O presidente da Câmara, Edson Batista, ressaltou a importância da data. “Campos faz parte da história do país desde o início da colonização. Que o dia 29 de maio jamais seja esquecido e que essa Casa de Leis continue honrando seu povo”.
Ele disse ainda que a Câmara tem 360 anos e antecedeu a própria Vila de São Salvador. “Na ocasião, ela não representava apenas o Legislativo, mas o Poder Judiciário e também tinha poder de polícia. A Câmara participou de todos os momentos históricos da cidade e essa homenagem é uma pequena contribuição da Casa ao dia 29 de maio”, afirmou o presidente, que finalizou o discurso com um “Viva à Vila” e um “Viva à cidade”.
O bispo diocesano, Dom Roberto Ferrería Paz, que recebeu a Ordem Municipal do Mérito, falou em nome dos homenageados. “Me sinto filho dessa cidade e orgulho de morar aqui. Ainda pode haver algumas carências no município, mas é uma cidade hospitaleira, onde fui bem acolhido. Esse incentivo da Câmara servirá para melhorar nosso testemunho como cidadãos”, disse Dom Roberto, lembrando do Termo de Cooperação Técnica assinado recentemente entre a Diocese e a Câmara para lançamento de um livro sobre os padres que foram vereadores. “Essa é uma Casa que caminha junto com o povo”, acrescentou.
Além do bispo, foram agraciados com a Ordem Municipal do Mérito: o ex-jogador de volei, André Felippe Falbo Ferreira (Pampa), atual presidente da Fundação Municipal dos Esportes, José Roberto Tavares Ribeiro, o ex-jogador Odvan Gomes Silva, padre Murialdo Gasparet, Coema Franco de Faria Nunes, Wedson Gebara Dumas, Alfredo Cláudio Faria Dieguez (in memoriam), Douglas Marcelino, Samara Pinto Custódio Bernardo, Sandiano Brum Mello, Evaldo Lacerda Santana, José Gastão Teixeira Magalhães Júnior, Cândida Medeiros Ribeiro Barcelos e Paulo Jorge Cabral de Mello
Já com a Ordem do Mérito Benta Pereira, foram homenageados o advogado Luiz Celso Alves Gomes, o industrial e ex-vice-governador Heli Ribeiro Gomes (in memoriam), o Rotary Club de Campos São Salvador e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
A história de Campos teve início quando as terras dos índios goitacás Guarulhos e Puris começaram a ser colonizadas pelos portugueses no ano de 1627, com a chegada dos “Sete Capitães”. Naquela época predominava a pecuária, que atendia o mercado do Rio de Janeiro, antes do ciclo histórico do açúcar.
Pertenceu à capitania de São Tomé e se tornou, 50 anos depois, no dia 29 de maio, a Vila de São Salvador, que foi elevada à categoria de cidade em 28 de março de 1835. A cerimônia, com a apresentação da jornalista Daniela Tinoco, contou ainda com a execução do Hino Nacional Brasileiro e o  Campos.
Fonte: Blog de Edson Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário