terça-feira, 10 de junho de 2014

Eduardo Paes decreta luto de três dias pela morte de Marcello Alencar


Prefeito do Rio lamentou o falecimento do ex-governador, de 88 anos, na madrugada desta terça-feira, em São Conrado

O DIA
Rio - O prefeito do Rio, Eduardo Paes, decretou nesta terça-feira, luto de três dias na cidade devido ao falecimento do ex-governador Marcello Alencar. O político morreu nesta madrugada, aos 88 anos, em sua casa, no bairro de São Conrado, na Zona Sul. Em nota oficial, Paes lamentou a morte de Alencar.
"O Rio perdeu hoje um de seus filhos mais ilustres. Marcello Alencar marcou seu nome na história de nosso país. Como advogado, lutou contra a ditadura defendendo presos políticos. Duas vezes prefeito do Rio, saneou as contas do município e transformou a paisagem da Cidade Maravilhosa. Como governador, abriu vias importantes e ampliou o metrô deixando um legado de desenvolvimento. Para mim, foi uma referência e uma inspiração desde o início da minha vida pública. É um dia de tristeza para a família, amigos e todos os cariocas", diz.

Formado em Direito, Marcello Alencar governou o estado entre os anos de 1995 a 1999. Antes, ele havia sido senador pelo MDB entre setembro e dezembro de 1967, ao substituir interinamente o senador Mário Martins, de quem era suplente.Já o governador Luiz Fernando Pezão destacou o período em que Marcello Alencar comandou a cidade do Rio de Janeiro. "Marcello Alencar deixa seu legado político marcado na história do Rio de Janeiro. O saneamento das contas da Prefeitura do Rio foi uma das suas mais importantes contribuições para o município. Como governador, senador da República e prefeito, sempre lutou pela população fluminense, além de manter-se incansável na defesa dos direitos humanos durante o regime militar. Com seu característico bom humor, Marcello Alencar fez diferença na política brasileira".


Dois anos depois, o Ato Institucional 5 (AI-5) cassou seu mandato e seus direitos políticos por dez anos. Filiado ao PDT, foi nomeado prefeito do Rio de Janeiro em 1983 pelo então governador Leonel Brizola e exerceu o mandato até 1986. Em 1989, voltou à prefeitura da cidade através do voto direto, onde ficou até 1992.

Nos últimos anos, Marcello Alencar esteve com a saúde muito debilitada, tendo sofridos dois AVCs (acidente vascular cerebral). O velório será na quarta-feira, a partir das 9 horas, no Palácio da Cidade, em Botafogo. Em seguida, o corpo será cremado numa cerimônia familiar. Através de uma rede social, o deputado federal Otávio Leite lamentou a morte do ex-governador.

"O dia amanheceu triste. Faleceu esta madrugada Marcello Alencar. Meu amigo, professor, e minha referência política. Sua história será digna de importantes registros. Saudades".

Nenhum comentário:

Postar um comentário