quinta-feira, 17 de julho de 2014

Educação e cidadania de volta nas viagens pelo Bonde, em agosto


O projeto “Bonde da História — Estação Câmara” já tem data de retorno: 7 de agosto. A temporada de visitações, que acontecem às quintas-feiras, será aberta pela Escola Municipal Luiz Guaraná, situada em Cambaíba, a partir das 9h. No mesmo dia, na parte da tarde, será a vez da Escola Municipal Alberto Lamego, em Martins Lage.
Acompanhados de monitores do projeto, alunos e professores fazem um percurso pela cidade, em um ônibus cedido pela Câmara, para conhecer os principais pontos turísticos, como Museu Histórico, Igreja e Praça São Salvador, Lyra de Apolo, entre outros. Eles também recebem um livreto contendo informações de parte do patrimônio histórico de Campos. Já no Palácio Nilo Peçanha, atual sede da Câmara, os estudantes ouvem uma palestra sobre a história e o funcionamento Poder Legislativo.
Uma das monitoras, Marilene Merlin Ribeiro, ressaltou o sucesso do projeto. “Estamos com a agenda cheia até o dia 4 de dezembro e uma fila de espera. Quase que diariamente recebo telefonema de alguma escola me pedindo para participar do Bonde”.
Segundo ela, desde setembro do ano passado, quando o projeto teve início, 27 escolas já passaram pela Câmara. “Foram 35 visitações, pois já aconteceu de uma mesma escola participar de manhã e à tarde”, explicou Marilene, destacando que o Parlamento Mirim já está sendo preparado. “Serão 25 escolas participantes, onde vamos eleger um aluno de cada uma para representar os vereadores”.
Marilene disse ainda que no mês de agosto haverá um Bonde extra no dia 14, a partir das 13h30. “O Alpha, através do vereador Albertinho, pediu para participar porque está desenvolvendo um projeto, com alunos do ensino médio, que tem os mesmos objetivos do Bonde, que são educação e cidadania”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário