segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Greve dos bancários confirmada para esta terça-feira


Os bancários rejeitaram, mais uma vez, a proposta feita pelos bancos para os reajustes salariais, segundo a comunicação da Contraf-Cut, confederação que representa 134 sindicatos bancários do país. A rodada de negociação ocorreu no último sábado. Com a negativa, está confirmada, para esta terça-feira (30), uma greve da categoria.
De acordo com a Contraf-Cut,, a proposta apresentada pelas instituições financeiras foi de um aumento de 7,35% –mais do que oferecido na quinta (25), 7%.
Baseado na inflação medida pelo INPC, a proposta contempla um aumento real (acima da inflação) de 0,94%. A categoria pede reajuste real de 5,8%.
Outra proposta que foi revisada foi a do reajuste oferecido para o piso salarial da categoria, que subiu de 7,5% para 8%.
No Brasil, há cerca de 500 mil bancários. A greve deverá acontecer a menos de uma semana do primeiro turno da eleição presidencial. No ano passado, a greve durou 23 dias. Se isso se repetir, chegará próximo ao segundo turno da eleição, marcado para o dia 26 de outubro. A maior greve foi em 2004, quando a categoria parou por 30 dias.
Nesta segunda-feira (29), será feita uma assembleia para organizar a greve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário