quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Vacinação contra Poliomielite neste sábado

Em Campos, a expectativa é vacinar cerca de 30 mil crianças contra a pólio

   Foto: Divulgaçãovacina polio

A Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e a Campanha Nacional de Multi vacinação para Atualização de Caderneta de Vacinação começam neste sábado (15), com o Dia D de divulgação e mobilização nacional. As ações prosseguem até o dia 31 de agosto.

Em Campos, a expectativa é vacinar cerca de 30 mil crianças contra a pólio. De acordo com o vice-prefeito e secretário de Saúde, Doutor Chicão, mais de 80 postos de saúde, entre fixos e volantes, estarão abertos no Dia D, das 8h às 17h.
– O objetivo é promover a proteção coletiva por meio da disseminação do vírus vacinal no meio ambiente e evitar formação de bolsões de não vacinados, além de contribuir na redução da incidência das doenças imunopreveníveis, conforme o calendário básico de vacinação das crianças menores de 5 anos de idade – explicou.
Segundo o diretor de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, o grupo alvo da campanha para a poliomielite são as crianças entre seis meses e menores de 5 anos de idade (4 anos 11 meses e 29 dias). “Será utilizada a vacina oral poliomielite (VOP), que induz boa imunidade intestinal e humoral, confere proteção contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3, e sua eficácia é em torno de 90% a 95%, com a administração de três doses”, afirmou.
Já o público alvo da Campanha de Multi vacinação inclui as crianças de zero a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Neste caso, estarão disponíveis todas as vacinas do calendário nacional de vacinação da criança, mantendo a eliminação de doenças, como sarampo, hepatites A e B. Pessoas com doenças febris agudas, moderadas ou graves devem adiar a vacinação até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença.
Fonte: Ascom/PMC


Nenhum comentário:

Postar um comentário