segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Acidentes de moto será o assunto de audiência pública nesta terça-feira


A Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes realiza nesta terça-feira (10), às 14 horas, audiência pública para discutir o tema “Acidente de moto – Uma epidemia a ser combatida”, de iniciativa do vereador Paulo Hirano. Foram convidadas e confirmaram presença autoridades e representantes de órgãos como Autopista Fluminense, Corpo de Bombeiros, Moto Club de Campos, Guarda Civil Municipal, Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) e Secretarias de Saúde e Educação já confirmaram presença.

“Dados da Prefeitura de Campos apontam que, nos últimos seis anos, 17.658 motociclistas precisaram de atendimento no setor de urgência do Hospital Ferreira Machado (HFM). No mesmo período, os acidentes com motos foram responsáveis pelo crescimento de 115% das internações hospitalares no SUS”, afirmou o vereador, com base no Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde.
“Vamos discutir esses e outros aspectos na audiência e analisar quais medidas podemos adotar para que a população sofra menos com esse fato”, continuou o parlamentar.
Ainda de acordo com o vereador, pelos dados apresentados, é possível verificar que, em Campos, acontecem, em média, 10 acidentes com moto/dia. São cerca de 3 mil atendimentos/ano somente nessa área.
“É uma calamidade, pois estamos percebendo uma curva ascendente em relação aos acidentes com motociclistas, provocando muitas morte e incapacidade física, principalmente de uma população com idades entre 18 e 30 anos, momento de maior produtividade”, apontou Doutor Paulo, médico há 40 anos.
Segundo o Datasus, cada paciente internado por mês custa cerca de R$ 120 mil aos cofres públicos. Além disso, mais de 50% dos motociclistas não usam equipamentos de proteção individual (EPI) como o capacete. “Quando esses jovens não morrem, ficam sequelados e improdutivos para o resto da vida”, disse.

Diversas entidades foram convidadas para compor a mesa e participar do debate: Detran – Campos dos Goytacazes, 2ª Ciretran, Secretaria Estadual de Transporte, Denatran, Presidência da Comissão de Transporte da Câmara dos Deputados, IMTT, Guarda Municipal de Campos dos Goytacazes, Procuradoria Geral do Município, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação, Autopista Fluminense, 5º Grupamento de Bombeiros Militar do Rj, Polícia Rodoviária Federal, 8º Batalhão da Polícia Militar, 6º Comando de Policiamento de Área (CPA), Polícia Civil de Campos dos Goytacazes e Moto Club de Campos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário