terça-feira, 31 de maio de 2016

Documentário e busto em homenagem a Manoel Theodoro, um dos “Voluntários da Pátria”




A Câmara Municipal de Campos dos Goytacazes homenageia nesta quarta-feira (01), a partir de 10 horas,  mais um ilustre campista com um monumento no seu Corredor Histórico Cultural e o lançamento e exibição de um documentário pela TV Câmara-Campos. Trata-se de Manoel Theodoro, que empresta seu nome ao 56º Batalhão de Infantaria. 
O capitão do Exército Manoel Theodoro de Almeida Batista foi um militar que morreu na campanha da Guerra do Paraguai, na Batalha de Tuiuti. Socorrido, chegou a ser levado para um hospital de Buenos Aires, na Argentina, mas não resistiu e morreu em razão dos ferimentos, em 1º de julho de 1866.
Feito o traslado do corpo para o Brasil, foi rezada uma missa em sua intenção na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, no Rio de Janeiro e , na ocasião, o deputado e presidente do Estado do Rio de Janeiro, Francisco Portela, pronunciou, comovido, as seguintes palavras: “Senhores ! Lá nas plagas longínquas  do Prata, morreu para nós um bravo: O capitão Manoel Theodoro de Almeida Baptista! Era digno filho de Campos, um dos valentes patriotas que conquistaram para o Voluntário da Pátria o título de herói.”

O busto de Theodoro será erguido ao lado de outros campistas ilustres como Nilo Peçanha, José do Patrocínio, Benta Pereira, Ricardo Kirk, Saldanha da Gama e Luiz Carlos de Lacerda. Manoel Theodoro é nome de uma rua entre as avenidas 28 de março e Pelinca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário