quarta-feira, 29 de junho de 2016

Câmara e Biblioteca Nacional selam acordo para digitalização do Monitor Campista



A Câmara de Vereadores de Campos e a Fundação Biblioteca Nacional selaram um convênio para a digitalização do acervo do jornal Monitor Campista. O material do jornal, fundado em 1834 e fechado em 2009, foi trazido de volta à sua terra natal através de uma ação do Legislativo em 2014 e, atualmente, se encontra na sede do Arquivo Público Municipal.

“Essa é uma grande conquista para a memória cultural da nossa cidade. Atualmente o termo já foi assinado por nós e segue para a assinatura do presidente da Fundação Biblioteca Nacional. O acordo prevê toda a digitalização do acervo do Monitor Campista, através deste termo de cooperação, com custo zero”, explicou o presidente da Câmara, vereador Edson Batista.

O Monitor Campista pertencia ao grupo dos Diários Associados, que optou por encerrar as atividades do jornal em 15 de novembro de 2009. Desde sua criação, o jornal teve outros quatro nomes:  “O Campista”, “Recopilador Campista”, “Novo Recopilador Campista” e “O Monitor Campista”, motivo este que leva muitos especialistas a contestar seus 175 anos de existência.

“O Monitor foi fundado logo depois da declaração da Independência, passou vários ciclos históricos como a Abolição da Escravatura, a Proclamação da República, a República Velha, o Estado Novo, a primeira e segunda Guerra Mundial, quando morreram dezenas de milhões de pessoas. Todos esses acontecimentos estão em suas páginas, um rico tesouro que recuperamos para o povo de Campos e será digitalizado para o acesso de todos”, concluiu.




*Fonte: Ascom Câmara Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário